QUA, 24 DE JUL DE 2013 Institucional

Quem somos

Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos. Fundado em 15 de maio de 1941.

HISTÓRIA

O Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos é referência de luta na região! Os objetivos são manter os direitos conquistados que estão presentes na Constituição e nas Convenções Coletivas e o de obter novas vitórias que beneficiem toda a categoria.

Na construção de uma nova realidade, na qual a dignidade do trabalhador é prioridade, o sindicato participa de audiências públicas e de votações importantes de projetos de leis. Além disso, faz mobilizações, campanhas, orienta, recebe denúncias que são encaminhadas para o Ministério do Trabalhado, fiscaliza irregularidades nas empresas, e oferece inúmeros serviços nas seguintes áreas: jurídica, saúde, lazer, etc.

Atualmente o sindicato tem 60 funcionários, além dos seus prestadores de serviços, e da diretoria. Diariamente são atendidos em torno de 450 comerciários da região.

            BANDEIRAS QUE O SINDICATO DEFENDE:

           • Redução da jornada de trabalho;
           • Fim do banco de horas;
           • Participação do trabalhador nos lucros e resultados da empresa;
           • Igualdade de oportunidade no mercado de trabalho, independente de idade e sexo.

NOSSA MISSÃO

Representar e defender a classe comerciária, desenvolvendo ações sindicais para a melhoria das condições de trabalho e de vida, sempre incentivando o respeito à dignidade do trabalhador”.

VISÃO

O Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos, busca ampliar cada vez mais a sua credibilidade e reconhecimento regional e nacional na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para a categoria comerciária.

VALORES

• Respeito aos direitos humanos;
• Respeito a dignidade do trabalhador;
• Melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares;
• Transparência e ética em suas ações;
• Fortalecimento da categoria;
• Defesa do meio ambiente;
• Incentivo à educação e à qualificação profissional.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O sindicato mantém diversas frentes de responsabilidade social, como a luta pela igualdade de oportunidade para homens e mulheres - independente de idade, sexo e etnia - e pela inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. Para isso, dispõe de um banco de currículos que é consultado por inúmeras empresas e oferece orientações para os trabalhadores que querem se atualizar ou tem dúvidas sobre os seus direitos. Além disso, fiscaliza juntamente com o Ministério Regional do Trabalho se as empresas estão cumprindo a lei 8.213/91 - que reserva entre 2% e 5% das vagas - em empresas com mais de 100 funcionários - para pessoas com deficiência habilitadas e/ou acidentados de trabalho reabilitados beneficiários da Previdência Social.
A responsabilidade social também está presente em outras pequenas ações do sindicato, que são muito eficientes e importantes. Os comerciários podem ser representantes dos trabalhadores da empresa onde trabalha durante as campanhas salariais, por exemplo, se inscrevendo através do email do SAC (Serviço de Atendimento ao Comerciário) que é: sac@seccamp.org.br, enviando os seus dados como nome, telefones fixos e celulares. Outro canal importante para a sociedade em geral é o email para se fazer denúncias: denuncia@seccamp.org.br
Você poderá conhecer mais sobre as iniciativas de contribuição social do sindicato nas áreas de política, social, meio ambiente, educação, lazer, etc, fazendo uma visita pessoal ao sindicato ou através das notícias do nosso site.

Comentários
  • QUA, 03 DE AGO DE 2016 - RENATA Gostaria de saber se tem colônia de férias se tiver onde fica ? Obrigada

    Olá, Renata. No link que segue você terá todas as informações. Caso queira entrar em contato, o telefone é 3731-6300 - departamento de sócios. Grato pelo contato. http://www.comerciarioscampinas.org.br/beneficio/lazer/colonias-de-ferias

  • SB, 25 DE JUL DE 2015 - LOURENÇO TOMAZ Bom dia gostaria de saber quando e nosso dissidio obrigado

    Lourenço, referente à sua dúvida encaminhada junto ao site dos comerciários de campinas, a data base da nossa categoria é 1º de setembro.

  • SEG, 23 DE FEV DE 2015 - ROZIRES MORAES Olá, gostaria de saber quantos seria a mensalidade?

    O valor da mensalidade é de R$ 20,00, você pode incluir como dependentes: Pai e mãe, esposo (a) e filhos até completarem 18 anos. Lígia, 3731-6314

  • SEX, 30 DE JAN DE 2015 - JÉSSICA Eu fui mandada embora do mercado atés do meu contrato encerrar neste mês e até hoje não recebi nada, Quais são meus diretos quanto a este ocorrido comigo?, e se eu for no sindicato eu tenho que pagar pra ser atendida? e qual sindicato devo ir para resolver este problema?

    Jessica, você não paga absolutamente nada para ser atendida pelo Sindicato. Estamos esperando você. Nosso endereço: Rua Ferreira Penteado, 895. Saudações, Renato Bertani, Núcleo de Informação e Mídia

  • SEG, 17 DE NOV DE 2014 - VANESSA PRISCILA LOPES DA SILVA Bom Dia...o comércio da região do jardim do trevo (aluminios/vidros) faz parte deste sindicato...Obrigada

    Sim, faz parte. Saudações, Renato Bertani, Núcleo de Informação e Mídia.

  • TER, 11 DE NOV DE 2014 - MARISA MARTINS DE OLIVEIRA Por favor podem me informar se adiantamento(vale) de salario ate 40% é obrigatorio ou não? No telefone de voces não consigo contato em hora que tento. Muito obrigada. OBS Empresa comercial de materiais hidrualicos em geral.

    Marisa, O adiantamento não é obrigatório e pode ser livremente pactuado entre a empresa e o empregado. Saudações, Renato Bertani, Núcleo de Informação e Mídia.

  • QUI, 09 DE OUT DE 2014 - TAINÁ Gostaria de saber como faço para não contribuir com o sindicato. Fico no aguardo, pois quando liguei fui mal atendida, pois é um direito do funcionário optar ou não com o sindicato, não é uma obrigação. Espero ser atendida rapidamente. Obrigada!

    Jaqueline, Não. A empresa paga o reajuste salarial e as diferenças dele oriundas. Procure a empresa. Saudações, Renato Bertani, Núcleo de Informação e Mídia.

Escreva seu comentário
Restam 1000 caracteres.

Vídeos

  • Convenção Coletiva de Trabalho

    Convenção Coletiva de Trabalho

    A Convenção Coletiva de Trabalho amplia os direitos do trabalhador comerciário. O trabalhador deve conhecê-la para assegurar seus direitos.

  • E quando a sua folga cai num feriado?

    E quando a sua folga cai num feriado?

    Assista este vídeo e saiba o que acontece quando a sua folga cai num feriado.

Mais vídeos em nosso canal oficial:

TOPO Seccamp

Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos Rua Ferreira Penteado, 895 - CEP 13010-041 - Centro - Campinas/SP

55 19 3731-6300