Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos. Fundado em 15 de maio de 1941.
HISTÓRIA
O Sindicato dos Comerciários de Campinas, Paulínia e Valinhos é referência de luta na região! Os objetivos são manter os direitos conquistados que estão presentes na Constituição e nas Convenções Coletivas e o de obter novas vitórias que beneficiem toda a categoria.
Na construção de uma nova realidade, na qual a dignidade do trabalhador é prioridade, o sindicato participa de audiências públicas e de votações importantes de projetos de leis. Além disso, faz mobilizações, campanhas, orienta, recebe denúncias que são encaminhadas para o Ministério do Trabalhado, fiscaliza irregularidades nas empresas, e oferece inúmeros serviços nas seguintes áreas: jurídica, saúde, lazer, etc.
Atualmente o sindicato tem 60 funcionários, além dos seus prestadores de serviços, e da diretoria. Diariamente são atendidos em torno de 450 comerciários da região.
Nossa Missão
Representar e defender a classe comerciária, desenvolvendo ações sindicais para a melhoria das condições de trabalho e de vida, sempre incentivando o respeito à dignidade do trabalhador
Visão
Representar e defender a classe comerciária, desenvolvendo ações sindicais para a melhoria das condições de trabalho e de vida, sempre incentivando o respeito à dignidade do trabalhador
Valores
- Respeito aos direitos humanos
- Respeito a dignidade do trabalhador
- Melhor qualidade de vida dos trabalhadores
- Transparência e ética em suas ações
- Fortalecimento da categoria
- Defesa do meio ambiente
- Incentivo à educação e à qualificação profissional
Nossas Bandeiras
- Redução da jornada de trabalho
- Fim do banco de horas
- Participação do trabalhador nos lucros e resultados da empresa
- Igualdade de oportunidade no mercado de trabalho, independente de idade e sexo
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O sindicato mantém diversas frentes de responsabilidade social, como a luta pela igualdade de oportunidade para homens e mulheres - independente de idade, sexo e etnia - e pela inclusão de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. Para isso, dispõe de um banco de currículos que é consultado por inúmeras empresas e oferece orientações para os trabalhadores que querem se atualizar ou tem dúvidas sobre os seus direitos.
Além disso, fiscaliza juntamente com o Ministério Regional do Trabalho se as empresas estão cumprindo a lei 8.213/91 - que reserva entre 2% e 5% das vagas - em empresas com mais de 100 funcionários - para pessoas com deficiência habilitadas e/ou acidentados de trabalho reabilitados beneficiários da Previdência Social.
A responsabilidade social também está presente em outras pequenas ações do sindicato, que são muito eficientes e importantes. Os comerciários podem ser representantes dos trabalhadores da empresa onde trabalha durante as campanhas salariais, por exemplo, se inscrevendo através do email do SAC (Serviço de Atendimento ao Comerciário) que é:
Você poderá conhecer mais sobre as iniciativas de contribuição social do sindicato nas áreas de política, social, meio ambiente, educação, lazer, etc, fazendo uma visita pessoal ao sindicato ou através das notícias do nosso site.